quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

BIUTIFUL

Póster de Biutiful (Biutiful)
 
Barcelona 14 de dezembro de 2010, saio do Cine Comedia,(passeio de gracia com gran via), depois de assistir a BIUTIFUL, o retrato de uma barcelona oscura que a gente finge nao ver cada dia, sao 9:20 da noite, faz mais ou menos uns 5 graus, um frio da porra, espero a Carol que ta sempre atrasada, pra tomar um chocolate calientito, e eis que de repente vejo um menino alto de uns 25 anos com uniforme de trabalho, mochila nas costa, meio cambaleando, dando voltas em si mesmo, penso, coitado, e num impulso, pego ele pelo braço e pergunto se precisa de ajuda, me olha dentro dos meus olhas, com uns olhos azuis transparentes, nao me responde nada, levo ele ate um banco e ele se senta, olho ao redor, me perguntando o que fazer, e um moço, me fala, ja chamei a emergencias, e passa uma hora, eu a carol e o moço, e o coitado do bebado no frio.
Uma pergunta bem simples.
se os mossos de esquadra e a guardia urbana nao sao autoridades para socorrer, ou ajudar uma pessoa que se encontra passando mal na rua quem é a autoridade responsavel a chamar?
Por acaso existe algum numero de urgencias para borrachos?
Existe algum tipo de serviço exclusivo pra quem tomou umas a mais???
Por que a mim me parece um absurdo, uma falta de humanidade, pra nao falar em omissao de socorro, que ninguem possa fazer nada por uma pessoa que se encontra bebada na rua, numa noite fria de 4 graus.
quem nunca tomou umas a mais pelo menos uma vez na vida que atire a primeira pedra.
e o fdp do policial ainda tem a cara de pau me dizer que na india é muito pior.
mas nos vivemos em barcelona, e poderia ser seu irmao, ou seu filho, e mesmo assim ele me diz, vete a casa e toma un té calentito e dorme tranquila.
e o pior de tudo sabem o que é?
que eu vim pra casa.
que mundo é esse???
Alejandro Gonzáles Iñárritu, tem razao de fazer esse filme, e tantos outros que retrata  miséria humana de cada dia.
eu sinto muito.
me sinto omissa, me sinto negligente indignada e envergonha, por mim e por esse mundo cao.
PS: SÓ UMA OBSERVAÇAO, "EU AMO BARCELONA." 
http://www.biutifuloficial.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...